Dedo em Martelo

Qual o tratamento para o Dedo em Martelo?

O dedo em martelo, ou Mallet Finger, é uma deformidade em flexão da ponta do dedo, mais precisamente na articulação interfalangeana distal, que fica fletida por ação dos tendões flexores, sem o contra balanço dos tendões extensores.

Ocorre mais frequentemente nos dedos anelar e mínimo, podendo estar associados a algumas doenças reumatológicas, traumas e osteoartrose.

Figura demonstrando dedo em martelo de causa tendínea, óssea e o tratamento com órtese. Fonte: “Netter Orthopaedic Anatomy”.
Figura demonstrando dedo em martelo de causa tendínea, óssea e o tratamento com órtese. Fonte: “Netter Orthopaedic Anatomy”.

Quais os sintomas do Dedo em Martelo?

Os sintomas iniciais são a deformidade em flexão da ponta do dedo, na articulação interfalangeana distal, e incapacidade de extensão ativa do dedo, devido a lesão do tendão extensor, que se insere na base da falange distal.

Também pode haver dor a palpação do dorso da interfalangeana distal e presença de hematoma e inchaço.

Em casos não tratados, esta deformidade inicialmente localizada somente da ponta do dedo, pode gerar um desbalanço ligamentar e tendíneo também no meio dedo, ao nível da interfalangeana proximal, levando a uma deformidade em pescoço de cisne, em que ocorre hiperextensão da parte proximal com flexão da distal.

Além disso, principalmente as lesões traumáticas com dano a parte óssea ou as reumatológicas, podem levar a degeneração articular e artrose.

O que pode causar o Dedo em Martelo?

Geralmente é causado por trauma fechado esportivo, em que um impacto na ponta do dedo, pode levar a uma flexão ou extensão súbita ao nível da interfalangeana distal, causando dano ao mecanismo extensor do dedo.

Esta lesão ao tendão extensor pode ser puramente na parte tendínea, ou ser acompanhada de um fragmento ósseo, fraturado ou avulsionado da falange distal. Assim, o tendão flexor, inserido na parte volar da falange distal, flexiona a ponta do dedo sem a ação do tendão extensor, causando a deformidade.

Condições sistêmicas e degenerativas como a Artrite Reumatóide e a Artrose Primária também podem gerar o dedo em martelo, já que promovem inflamação, sinovite, e degeneração articular ao mecanismo extensor do dedo.

Ferimentos corto contusos como cortes na região próxima a unha também podem lesionar o tendão extensor e levar à deformidade em martelo.

Mecanismo de trauma do dedo em Martelo. Fonte: “Netter Orthopaedic Anatomy”.

Como se faz o diagnóstico do Dedo em Martelo?

O diagnóstico é feito através da história do paciente, questionando antecedente de trauma e outras comorbidades, e através do exame físico, pela avaliação detalhada da deformidade e do grau de flexão articular.

O raio-x, nas incidências frente e perfil, é um dos principais exames, pois permite avaliar presença ou ausência de acometimento ósseo, luxação ou sub luxação articular, grau de flexão e presença de condições degenerativas e outras lesões associadas. Através da avaliação destes parâmetros o Cirurgião de Mão poderá tomar a conduta e seguimento mais adequado.

A Ressonância Magnética pode auxiliar na avaliação mais detalhada da parte tendínea e ligamentar, o que pode ser útil em alguns casos.

Raio X demonstrando fragmento ósseo com desvio. Fonte:” Pardini Traumatismos da Mão, 4ed”.

Qual tratamento para o Dedo em Martelo?

O tratamento para dedo em martelo pode ser conservador ou cirúrgico.

No caso de lesões puramente tendíneas, com grau leve de flexão da ponta do dedo, o tratamento não operatório pode estar indicado através do uso de órteses para articulação interfalangeana distal.

Exemplo de órtese para o tratamento conservador de dedo em martelo. Fonte: Acervo pessoal.

Em casos de lesões tendíneas em que ocorre maior grau de flexão articular, o tratamento cirúrgico com reparo e/ou reconstrução do mecanismo extensor pode estar indicado associado a passagem de Fio de Kirchner pela articulação com finalidade de proteção da sutura. Esse Fio de Kirchner é provisório, sendo retirado em torno de 6 a 8 semanas, após o tempo de cicatrização do tendão.

Nos casos em que ocorre lesão associada a avulsão de fragmento ósseo, visto principalmente pelo raio-x, devemos avaliar o grau de desvio e sub luxação articular.

Se o fragmento de osso destacado for pequeno, sem desvio e sem subluxação articular, o tratamento com órtese é uma opção. Por outro lado, se houver grande desvio que leva a incongruência da articulação, o tratamento cirúrgico está indicado para restaurar a superfície articular, através da passagem de Fios de Kirchner. Estes fios também são provisórios e devem ser retirados após a consolidação óssea, que leva de 6 a 8 semanas.

Figura demonstrando uma das técnicas de fixação óssea. Fonte:” Pardini Traumatismos da Mão, 4ed”.

Durante o pós operatório, é recomendado manter o uso de órtese para proteção dos Fios de Kirchner, se utilizados. E após a retirada dos Fios de Kirchner, iniciar reabilitação com Terapia de Mão visando retorno dos movimentos da ponta do dedo.

Fixação com fios de Kirchner para martelo ósseo. Fonte: Acervo pessoal.

Quais as complicações do Dedo em Martelo?

A deformidade em dedo em martelo pode gerar a deformidade em pescoço de cisne, levando à hipextensão da articulação interfalangeana proximal, devido ao desbalanço tendíneo e ligamentar.

Dedo em pescoço de Cisne. Fonte: “Greens Operative Hand Surgery 7th edition”

O uso de talas metálicas para imobilização articular também pode gerar lesões na pele como escoriações e ulcerações.

Rigidez articular e um déficit residual para extensão da ponta do dedo também são possíveis complicações, mesmo com o tratamento cirúrgico.

Por fim, ao notar qualquer sintoma ou se necessitar qualquer auxílio, fale com um médico especialista em Cirurgia da Mão.

Você pode, inclusive, falar comigo através do Whatsapp, para tirar suas dúvidas ou marcar uma consulta e, assim, acabar com qualquer incômodo que levem prejuízo às suas mãos.

Revisão médica: Dr. Erick Yoshio Wataya​

CRM SP 156728 | TEOT 15213
Médico ortopedista especialista em cirurgia de mão e microcirurgia

Fale comigo
Ficou com alguma dúvida ou precisa de mais informações?