Apareceu algum caroço mole nas articulações? Isso pode ser um cisto sinovial.
Este tipo de cisto normalmente não causa dor, porém pode causar um incômodo, além, é claro, de ser encarado também como um problema estético.
Caroço mole na articulação. Cisto sinovial
A seguir você vai entender um pouco mais sobre o que é esta patologia, como ela surge, seus sintomas e também possíveis tratamentos para voltar a ter bem-estar e saúde em suas mãos.
O que é um cisto sinovial ou o popular “caroço mole” nas articulações?
Cisto é o nome dado a qualquer bolsa que contenha material líquido ou semilíquido em seu interior. Neste caso, esta bolsa contém o líquido sinovial. Mas o que é isso, afinal?
Nós temos ossos que são conectados por ligamentos e formam as articulações, que permitem que a gente faça os mais variados movimentos.
Para que estes movimentos não provoquem desgaste devido ao atrito de osso com osso, existe dentro das articulações duas importantes estruturas: o líquido sinovial e as cartilagens.
A cartilagem funciona como uma espécie de tecido escorregadio que fica localizada nas extremidades dos ossos articulados.
Dentro destas articulações se encontra o líquido sinovial, uma espécie de lubrificante, que permite que os ossos das articulações se movimentem durante anos, sem que haja muito atrito e evitando o desgaste dos mesmos.
Além das articulações, os tendões também são circundados por bolsas que contém líquido sinovial.
Quando há o vazamento desse líquido para fora dos tendões ou articulações forma-se uma bolsa, o chamado cisto sinovial.
Caroço mole ou cisto sinovial ressecado cirurgicamente
Ele pode surgir em qualquer articulação do corpo, como pés, joelhos, cotovelos, mas são mais comuns na região dorsal do punho.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam ao ver este tipo de caroço, ele não é maligno, nem corre o risco de evoluir e se alastrar para outras partes do corpo. O único problema é que o crescimento deste tumor pode comprimir nervos, tendões e estruturas adjacentes, desencadeando dor e diminuição ou perda das funções articulares.
Quais os sintomas do cisto sinovial?
Um dos principais sintomas desta enfermidade é o surgimento de um caroço mole, como uma massa arredondada, que costuma ter de 1 a 3 centímetros de diâmetro, não apresentando sinais inflamatórios visíveis na pele. No entanto, a lesão se mostra transluzente quando a luz é colocada sobre ela, demonstrando seu conteúdo líquido.
O caroço mole pode surgir subitamente ou ir crescendo aos poucos ao longo do tempo, com seu tamanho podendo variar, estando mais ou menos volumoso em determinado momento. Às vezes é possível até que ele desapareça e volte a surgir tempos depois.
Geralmente o cisto sinovial não provoca dor, mas caso comprima alguma estrutura ao redor, como nervos, ou tendões pode-se perder força, sensibilidade e, assim, causar algum incômodo na região.
Em alguns casos os cistos são muito pequenos e ficam ocultos, só sendo descobertos através de ultrassonografia ou ressonância magnética, após começarem a causar desconforto.
O que pode causar um cisto sinovial?
O cisto sinovial acontece quando a cápsula articular, que recobre a articulação, se encontra fragilizada por algum tipo de trauma ou reação inflamatória. Dessa forma, na tentativa de frear e combater o enfraquecimento articular, as células que a compõem acabam produzindo líquido sinovial em excesso, que vaza e forma uma saliência sob a pele.
Esta fragilização da cápsula articular pode acontecer por conta de movimentos repetitivos, como uso de ferramentas de trabalho, esforço contínuo, até mesmo fraturas ou torções que gerem danos na região.
Além do trauma e do uso excessivo da articulação, um defeito na formação de cartilagens e do metabolismo do líquido articular também podem levar a formação de cistos, visto que também podem surgir em pessoas sem histórico de traumas.
Doenças preexistentes como osteoartrite, artrose, artrite reumatoide, também podem facilitar o aparecimento deste tipo de caroço mole, já que causam uma deterioração dos tecidos presentes nas articulações, cartilagens e tendões.
Quais são os tratamentos indicados?
O primeiro passo para o tratamento eficaz de um cisto sinovial é tentar identificar algum comportamento que possa ter colaborado para o seu surgimento, dessa forma, garante-se que o problema não acontecerá novamente.
Parte dos casos é resolvido de maneira simples, através da aplicação de gelo no local afetado por cerca de 10 a 15 minutos, várias vezes ao dia, além de uso de órteses nos períodos de repouso para frear o crescimento dos vazamentos.
Em alguns casos os cistos surgem e desaparecem sozinhos, sem necessidade de outras intervenções.
Nos casos em que os tratamentos leves não surtem efeito e o caroço mole provoque muita dor, pode ser recomendado pelo médico o uso de anti-inflamatórios.
Além disso, pode ser feito um procedimento de aspiração do líquido sinovial associado ou não com infiltração de medicação anti-inflamatória, que pode aliviar os sintomas e apresentar taxas de sucesso.
A aspiração do conteúdo presente no caroço e as perfurações na parede do cisto com infiltração de corticoides costuma resolver o problema em até 30% dos pacientes.
Caso o cisto não desapareça com estes procedimentos iniciais ou em casos mais graves, pode ser realizada cirurgia por via aberta, onde é feita uma incisão sobre o cisto, que é retirado em sua origem.
Procedimento cirurgico. Retirada de cisto sinovial ou caroço mole na articulação.
A cirurgia também pode ser realizada através de via artroscópica, onde uma câmera é colocada através de uma pequena incisão e a ressecção é feita através de outra pequena incisão.
Este procedimento cirúrgico é simples e rápido e o paciente normalmente pode voltar para casa no mesmo dia, bastando apenas permanecer em repouso por cerca de uma a duas semanas.
Após esse período pode ser realizada terapia ocupacional para ajudar na recuperação completa, utilizando técnicas de ultrassom, alongamentos, compressão, exercícios ativos ou resistidos para diminuir a inflamação e facilitar a drenagem natural do cisto e retorno da função.
Por fim, devemos lembrar que ao notar qualquer sintoma estranho ou se necessitar qualquer auxílio, você deve falar com um médico especialista em Cirurgia da Mão.
Você pode, inclusive, falar comigo através do WhatsApp, para tirar suas dúvidas ou marcar uma consulta e, assim, acabar com qualquer incômodo que esteja atrapalhando o seu bem-estar.