A doença de Dupuytren é uma doença progressiva, crônica, de caráter hereditário, que resulta em aumento de fibrose e espessamentos na fáscia que recobre a palma da mão, evoluindo para contraturas, que pode gerar limitação da extensão dos dedos.
Quais os sintomas da Doença de Dupuytren?
Normalmente acometem 2 ou mais dedos, geralmente o dedo anelar e o dedo mínimo. Se inicia com espessamentos e deformações nas pregas da pele com aumento do tensionamento, geralmente na região da articulação metacarpo falangeana. Pode ocorrer presença de ondulações e nódulos no ínicio do quadro.
Conforme ocorre progressão da doença, estes cordões evoluem para contraturas que limitam a extensão dos dedos.
Pode acometer também a fascia da planta do pé e do pênis.
Em alguns casos o uso de enxerto de pele pode ser necessário para fechamento da ferida operatória. Algumas complicações que podem ocorrer incluem: lesão do feixe neurovascular, problemas na cicatrização e formação de hematoma; por exemplo.
Lembrando que, após a cirurgia e após determinado tempo, as contraturas podem recidivar e uma nova cirurgia pode ser necessária. Por este motivo, a Doença de Dupuytren deve ser sempre acompanhada e orientada pelo médico especialista em Cirurgia da Mão.
Você pode, inclusive, falar comigo através do Whatsapp, para tirar suas dúvidas ou marcar uma consulta e, assim, acabar com qualquer incômodo nesta parte que é uma das mais importantes do nosso corpo: as mãos.