As principais dúvidas dos pacientes
Cirurgiões de Mão são médicos Ortopedistas ou Cirurgiões Plásticos que se especializaram em patologias relacionadas a doenças da mão, nervos e microcirurgias.
A formação, no caso de Ortopedistas inclui: 6 anos de graduação médica, 3 anos de residência em Ortopedia e mais 2 anos de residência em Cirurgia da Mão.
A mão é uma estrutura anatomicamente delicada composta por uma série de estruturas como ossos, ligamentos, tendões, nervos, vasos. Por esta complexidade a avaliação por um especialista em mão é sempre recomendada.
Não. Há uma série de patologias que envolvem a mão que podem ser tratadas de maneira conservadora: usando órteses, reabilitação, medicamentos e infiltrações por exemplo
Depende do tratamento adotado pelo seu médico e das necessidades do paciente. É possível tratar o paciente de forma cirúrgica e esse não necessitar do uso do gesso após a cirurgia, porém isso não quer dizer que o paciente pode realizar todas as atividades normalmente, é preciso esperar a consolidação do osso. Existem ainda fraturas que são passíveis de tratamento sem cirurgia. Nesses casos, o uso de aparelho gessado ou órteses se faz necessário por cerca de 6 a 8 semanas.
As doenças mais frequentemente tratadas são: Fraturas que acometem a mão e punho, lesões ligamentares, Síndrome do Túnel do Carpo, Dedo em gatilho, Cisto Sinovial, Tendinite de De Quervain, Rizartrose.