Você pode já ter visto ou ouvido falar de alguém que possui dedos grudados, como se estivessem colados.
Esta é uma condição chamada sindactilia, que se caracteriza pela junção de um ou mais dedos das mãos, ou dos pés.
A seguir, você entenderá melhor o que é esta patologia e como ela pode ser tratada.
O que é sindactilia?
A sindactilia é uma condição rara, que atinge 1 a cada 2500 recém nascidos.
Ela pode acometer tanto as mãos, quanto os pés e geralmente pode ser notada logo no início da vida, enquanto o bebê está dentro da barriga da mãe.
Esta é uma patologia que pode ser tratada ainda cedo. O ideal é após 1 ano de vida e antes da idade pré-escolar, por isto é incomum ver adultos que ainda possuem sindactilia.
Pode ser dividida em três categorias:
- Simples: causada pela junção somente de pele e das partes moles dos dedos (das mãos e dos pés) podendo ser completa ou incompleta. A região mais afetada é a conexão do terceiro e do quarto dedos.
- Complexa: ocorre quando a sindactilia acomete ossos, podendo incluir as unhas, nos casos mais graves.
- Complicada: quando além da junção dos dedos, há também anomalias ósseas, dedos a mais e estruturas extra numerárias. É o caso mais grave de sindactilia.
Quais são as causas da sindactilia?
A sindactilia é causada por conta de modificações genéticas que alteram a formação dos membros ainda durante as fases embrionárias, aproximadamente durante a sexta e oitava semana de gestação.
Pode estar ligada a fatores hereditários, e acomete mais meninos do que as meninas.
Em alguns casos, a sindactilia pode estar associada a alguma outra síndrome genética como, por exemplo, Síndrome de Apert, na qual o crânio apresenta anomalias ósseas e tem seu formato distorcido. A Síndrome de Poland também está relacionada a sindactilia, nestes casos, além da junção dos dedos, estes são mais curtos que o normal.
No entanto, vale ressaltar que a sindactilia na maior parte dos casos não apresenta correlação com outras síndromes.
Qual o tratamento da Sindactilia?
Logo após o nascimento, o bebê que possui os dedos grudados por conta da sindactilia é avaliado pelo pediatra e o Cirurgião de Mão, que pode indicar cirurgia para a separação dos dedos.
A cirurgia poderá ser realizada a partir do primeiro ano de vida, pois é a idade mais segura para aplicar anestesia.
Em alguns casos, é necessário uso de enxerto de pele total, que pode ser retirado da virilha, para preencher a falta de pele nos dedos após a realização da soltura.
Após a cirurgia, é utilizado curativos longos que recobrem a mão inteira para reduzir a movimentação da mão, auxiliando também na cicatrização e impedindo que os pontos se soltem. Este curativo é trocado de maneira seriada até a total cicatrização, que leva em torno de 3 a 4 semanas.
Após um período, também pode ser indicado a realização de exercícios de terapia ocupacional para ajudar a melhorar a rigidez e o inchaço no local da cirurgia.
Possui dedos grudados e precisa operar?
Este procedimento cirúrgico geralmente promove grande melhora funcional e estética para o paciente, por isto a cirurgia para liberação dos dedos da sindactilia está indicada na maior parte do paciente.
Por fim, devemos lembrar que ao notar qualquer sintoma estranho em suas mãos, você deve falar sempre com um médico especialista em Cirurgia da Mão.
Você pode, inclusive, falar comigo através do Whatsapp, para tirar suas dúvidas ou marcar uma consulta e, assim, acabar com qualquer incômodo que esteja atrapalhando o bem-estar das suas mãos.