Doença de Dupuytren
Doença de Dupuytren é uma fibroplasia do tecido conectivo que envolve a fáscia palmar e o tecido subcutâneo, que leva a formação de nodulações na mão, espessamentos, cordões e contraturas. Tem caráter progressivo, benigno e irreversível.
É mais comum em homens, acima de 50 anos. Está associada com diabetes, uso de álcool, epilepsia e tabagismo, entre outras comorbidades. Acomete mais frequentemente o quarto e quinto dedos, formando nodulações na mão, espessamentos e posteriormente as contraturas, e pode ser bilateral.
Em casos de contraturas mais graves, que causem limitações, o tratamento cirúrgico está indicado, através de fasciotomias e fasciectomias (retirada da fáscia acometida) sem ou com necessidade de enxerto de pele.
Cisto Sinovial
Cisto sinovial é uma condição benigna, frequente no punho e na mão, e decorre do acúmulo de liquido sinovial, que fica dentro da articulação, devido a frouxidão da membrana sinovial que pode ocorrer nesta região.
É mais comum na face dorsal do punho, seguido da face volar, mas também pode ocorrer em outras regiões como nos dedos, na bainha tendínea, etc.
Além da presença do abaulamento cístico, pode haver dor e queixa estética.
Nem todo abaulamento ou nodulação é cisto sinovial, por isso o acompanhamento especializado é fundamental.
Na presença de dor, crescimento, ou por razões estéticas, pode-se realizar a ressecção cirúrgica do cisto, que pode ser por via aberta ou artroscópica.
A cirurgia também é útil para o diagnóstico preciso, através do exame de anatomopatológico.
artigos
Confira artigos sobre saúde e bem estar
Os tumores nas mãos, embora frequentemente benignos, podem causar grande preocupação e desconforto. A maioria
A reconstrução microcirurgica representa um avanço significativo na cirurgia reparadora, permitindo a restauração de tecidos
A lesão do plexo braquial afeta os nervos que conectam a medula espinhal aos músculos