A artrite reumatoide é uma doença crônica que afeta 1% da população. É uma das grandes causas de dores nas mãos e pode levar a incapacidade de utilização deste membro.
Suas causas ainda não são completamente compreendidas e ela acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens.
A seguir, você entenderá um pouco melhor sobre a Artrite Reumatoide (AR) e o que fazer para tratar esta doença quando ela afeta as mãos.
O que é artrite reumatoide?
A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune que afeta as articulações, causando inflamação, dor e rigidez.
Ela ocorre quando o sistema imunológico ataca erroneamente as células saudáveis das articulações. A AR costuma afetar o tecido periarticular (sinóvia), causando uma inflamação chamada sinovite, que atinge as articulações.
Inicia-se geralmente entre 30 e 40 anos e sua incidência tende a aumentar com a idade.
A artrite afeta frequentemente as articulações das mãos, braços e pernas, porém, em casos raros, pode atingir outros órgãos ou tecidos como a pele, unhas, músculos, rins, coração, pulmão, sistema nervoso, olhos e sangue.
Também pode ocorrer a Síndrome de Felty (aumento do baço, dos gânglios linfáticos e queda dos glóbulos brancos em paciente com a forma crônica da AR).
Artrite reumatoide nas mãos
Quando a artrite reumatoide afeta as mãos pode causar problemas como sinovite, inflamação, deformidades, desvios, contraturas, compressão de nervo e nodosidades nos dedos.
Estes sintomas podem ser progressivos e levar a rigidez e a perda de função do membro se não tratada adequadamente.
Figura: Evolução da cartilagem saudável para degeneração articular, comum na AR. Fonte “Greens Operative Hand Surgery 8th edition”.
Figura: Grande quantidade de tecido inflamatório, sinovite, no dorso do punho. Fonte “Greens Operative Hand Surgery 7th edition”.
Como é feito o diagnóstico da artrite reumatoide?
O diagnóstico precoce é o primeiro passo, que permite o início imediato do tratamento e garante o controle da atividade da doença. Isso irá prevenir a incapacidade funcional, lesão articular e garantir o retorno à rotina de vida normal do paciente.
Para ser confirmado o diagnóstico de artrite reumatoide nas mãos, é necessário identificar 4 dos seguintes critérios, por pelo menos 6 semanas:
- Rigidez articular matinal durando pelo menos 1 hora
- Artrite em pelo menos três áreas articulares
- Artrite de articulações das mãos: punhos, interfalangeanas proximais (articulação do meio dos dedos) e metacarpofalangeanas (articulação entre os dedos e mão)
- Artrite simétrica (por exemplo no punho esquerdo e no direito)
- Presença de nódulos reumatoides
- Presença de Fator Reumatoide no exame de sangue
- Alterações radiográficas: erosões articulares ou descalcificações localizadas em radiografias de mãos e punhos.
O diagnóstico de artrite reumatoide nas mãos é confirmado através do exame físico e de exames laboratoriais, que podem identificar o “fator reumatoide” em até 75% dos casos.
Figura: Raio-x da mão demonstrando deformidades e intensa artrose do punho e dedos. Fonte “Greens Operative Hand Surgery 7th edition”.
Qual o tratamento para artrite reumatoide nas mãos?
O tratamento da artrite reumatoide nas mãos pode incluir uma variedade de abordagens.
A seguir, algumas delas.
Medicamentos
Existem muitos medicamentos disponíveis para tratar a artrite reumatoide nas mãos. Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) podem ser prescritos para reduzir a inflamação e a dor.
Os medicamentos modificadores da doença, como o metotrexato, podem ajudar a retardar a progressão e reduzir a inflamação. Os corticosteroides podem ser prescritos em casos graves para reduzir a inflamação e a dor.
O tratamento medicamentoso é sempre individualizado e modificado conforme a resposta de cada paciente.
Fisioterapia e Terapia ocupacional
A fisioterapia pode ajudar a melhorar a mobilidade e a flexibilidade das mãos, além de reduzir a dor. Um fisioterapeuta pode ensinar exercícios específicos para as mãos e outras técnicas para ajudar a manter a força e a flexibilidade das articulações.
A terapia ocupacional pode ajudar o paciente a realizar atividades diárias, como se vestir, cozinhar e trabalhar. O terapeuta ocupacional pode ensinar técnicas para preservar a função das mãos, como o uso de dispositivos auxiliares e órteses para proteção das articulações.
Figura: Uso de órteses de posicionamento pré-operatório e pós-operatório. Fonte “Greens Operative Hand Surgery 7th edition”.
Cirurgia
Em casos graves, a cirurgia pode ser necessária para corrigir as deformidades nas mãos e restaurar a função. A cirurgia pode envolver a remoção de tecido inflamado ou a substituição de articulações danificadas.
O tipo mais comum de cirurgia para artrite reumatoide nas mãos envolve a limpeza do tecido inflamatório, que causa a sinovite (sinovectomia).
Quando há deformidade móvel da mão ou dedos pode ser realizada reconstrução e correção da deformidade com auxílio de tecidos adjacentes como cápsula e tendões.
E, nos casos em que a doença está mais avançada, pode ser realizada a substituição articular, ou seja, implantar prótese na articulação afetada (artroplastia), ou a estabilização articular (artrodese).
A artrodese tem como objetivo principal aliviar a dor do paciente, porém, leva a perda do movimento, visto que a articulação é fundida, limitando sua mobilidade.
Figura: Correção de deformidade em botoeira do polegar com uso de tendão. Fonte “Greens Operative Hand Surgery 7th edition”.
Figura: Raio-x demonstrando artrodese total do punho. Fonte “Greens Operative Hand Surgery 7th edition”.
Quem você deve procurar quando a artrite reumatoide afeta as mãos?
Se você está sentindo qualquer desconforto nas mãos e acredita que pode ser sinal de artrite reumatoide, é importante procurar um médico ortopedista, principalmente com especialização em cirurgia das mãos e microcirurgias.
A mão é uma região extremamente sensível, constituída por ossos, tendões e músculos. Por isso é imprescindível que o acompanhamento e os procedimentos cirúrgicos sejam realizados por um especialista em mãos.
Se você precisar de um médico especialista em lesões e patologias que acometem as mãos, fale comigo.